cartazes mcb
O concurso do Museu da Casa Brasileira é uma premiação de objetos, livros e trabalhos acadêmicos na categoria de design, e um concurso de cartazes para a divulgação do Prêmio.
Para criar este cartaz, emergi na observação da minha própria casa e suas particularidades. O resultado foi a criação de três cartazes fotográficos que focam nos significados afetivos presentes nos objetos cotidianos.
2018-1
Concurso
Individual
Áreas trabalhadas:
Design gráfico
Fotografia
Direção de arte
Design Thinking
PROCESSO CRIATIVO
Em uma oficina de Design Thinking na ESPM, trouxemos vários objetos de casa e nos dividimos em grupos para anotar em post-its tudo que nos vinha à cabeça a respeito do assunto “casa”, chegando assim a alguns possíveis temas para o cartaz.
TEMA ESCOLHIDO
Decidi me aprofundar no desenvolvimento e na experimentação de ideias relacionadas aos objetos como seres portadores de histórias e significados muito maiores do que aparentam. O objeto da casa como signo, ou seja, como uma representação física de um sentimento, ou um momento intangível.
IDEIAS E ESBOÇOS
Comecei a observar objetos e a fazer diversos esboços, buscando explorar todas as possibilidades dentro do tema. Também busquei referências de designers e artistas e me interessei muito pelo trabalho do designer Isidro Ferrer, que dá novos significados a objetos simples com suas esculturas.
RESULTADO
Depois de definir as ideias principais, realizei um ensaio fotográfico no estúdio de foto da ESPM SP. O resultado foi a criação de três cartazes.
CARTAZ PENTE
O primeiro deles dá um grande destaque para a figura simples de um pente, que, a partir do ângulo em que é visto e das sombras que se formam, parece uma escada encostada na parede. A foto cria um grande interesse visual sobre um objeto do cotidiano e faz refletir sobre a história que há por trás dele.
CARTAZ BALÃO
A ideia do cartaz com o pião e a rolha era que os objetos em conjunto parecessem formar uma imagem de um balão voando no céu. Isso faz referência às brincadeiras da infância e às memórias afetivas contidas nesses objetos.
CARTAZ CARROSSEL
O último cartaz é uma fotografia que mostra um espremedor de suco apoiado em um canudo, com a sombra de cavalos de carrossel ao fundo.
A foto une objetos aparentemente desconexos de maneira a formar uma imagem que remete a uma memória, algo que está por trás do que é aparente.
O carrossel traz a ideia do afetivo, das lembranças, do decorrer do tempo e da vida. Assim, ele transmite a ideia pretendida e forma uma composição simples, fácil de ser lembrada.