a nostalgia
e o brincar
A nostalgia e o brincar foi a temática do meu projeto de conclusão de curso da graduação em design na ESPM, na modalidade experimental. Essa modalidade de projeto tem como foco o processo de criação em si, portanto a finalidade não é criar um produto comercializável, mas sim realizar experimentações de linguagem.
2020-1
Projeto acadêmico
Em equipe
Parceria:
Alexandre de Luca
Carolina Iplinsky
Karolinne Cavalcante
Áreas trabalhadas:
Design de jogos
Ilustração
Design editorial
Design experimental
Produção textual
OBJETIVOS E METODOLOGIA
Este trabalho de conclusão de curso, na modalidade experimental, busca explorar as relações entre a nostalgia, o lúdico e o design, para desenvolver objetos de forma experimental.
Realizamos uma pesquisa teórica sobre esses três temas, além de experiências correlatas e uma
cinco entrevistas qualitativas com jovens de diferentes idades e perfis socioeconômicos. .
EXPERIMENTO CÁPSULA
Inicialmente criamos um projeto de clube de assinatura de brinquedos, explorando o tema do Circo e a estética retrô. A Cápsula do Circo inclui jogos, brinquedos, um fichário e um editorial colecionável.
Veja esse projeto com mais detalhes aqui.
EXPERIMENTOS POSTERIORES
Após o primeiro experimento da Cápsula, começamos a explorar mais o lado pessoal e emocional da nostalgia, utilizando como base as entrevistas qualitativas.
Desenvolvemos um Livro de Memórias, que explora o lado poético da nostalgia, uma Coleção de Pelúcias que reúne características de desenhos antigos citados nas entrevistas, e um Brinquedo de madeira que forma imagens que representam a nostalgia para o grupo.
JOGO - HISTÓRIA OU MEMÓRIA?
Por fim, como consolidação final do nosso projeto, desenvolvemos um jogo composto por uma série de cartas que sintetiza essas diversas possibilidades gráficas e narrativas da nostalgia.
O jogo estimula, através dos elementos presentes nas cartas, que os jogadores compartilhem suas memórias de uma maneira lúdica e espontânea.
COMO JOGAR
Cada jogador deve utilizar uma combinação de quatro cartas para contar alguma história que deve conter, necessariamente, partes verídicas e partes inventadas, combinando assim as suas memórias com elementos ou detalhes fantasiosos.
Vence quem acumular mais pontos, e acumula mais pontos quem tiver mais acertos nas apostas sobre a veracidade das narrativas dos colegas, que podem ser tanto memórias quanto histórias inventadas.
CARTAS PRODUZIDAS POR MIM
Fui responsável pela produção de 15 cartas dentre as 40 que compõem o jogo. Utilizei técnicas tradicionais diversas, como a aquarela, o lápis de cor, o pastel seco e a colagem.
VERSÃO ONLINE E PERSONALIZÁVEL
Como divulgação do projeto, criamos uma versão online do jogo. Os usuários podem jogar com seus familiares e amigos, e aplicar seus próprios desenhos, tornando a experiência algo facilmente personalizável e colaborativo.
Além disso, criamos um perfil do jogo no Instagram (@experiencianostalgia), que pedia aos seguidores que contassem alguma história a partir das imagem das cartas postadas. Como resultado, obtivemos interpretações diversas que demonstraram a capacidade de alcance do projeto.